quinta-feira, 24 de março de 2011

Cursos Ofertados no Polo


Cursos em Andamento 

Licenciatura Plena em Matemática

Tutores presenciais:
Valdicéia Raquel Hass Wunsch: valdiceiarw@gmail.com
Vilmar Pedro de Abreu: abreu.vilmar@bol.com.br


Este curso tem por objetivo formar professores habilitados a ministrar as disciplinas de Matemática, em uma perspectiva curricular que segue novos preceitos de ensino. Nesse sentido, visa:
• desenvolver a capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;
• promover o aprofundamento do conhecimento matemático no que diz respeito às suas teorias, métodos e aplicações;
• desenvolver habilidades de raciocínio lógico e abstrato;
• desenvolver o espírito crítico e criativo;
• desenvolver a capacidade de relacionar assuntos e áreas, assim como inserir temas em contextos mais amplos;
• desenvolver competências para adaptação às mudanças e à busca do novo com responsabilidade;
• desenvolver competências necessárias à iniciação científica;
• aperfeiçoar o exercício profissional dos professores/alunos na perspectiva da formação em serviço, tendo em vista o aprofundamento, a ampliação e a atualização do conjunto de saberes e práticas fundamentais ao exercício da docência;
• propiciar os conhecimentos e habilidades necessários à utilização das novas tecnologias de informação e de comunicação, assim como sua integração nas atividades de ensino e na comunidade escolar.



Cursos Finalizados

Especialização em Matemática
O Curso é composto por 5 disciplinas sendo que destas 4 são de conteúdo específico da matemática e uma de fundamentos da educação matemática, além da monografia. A oferta do curso de Especialização em Matemática proporciona aos professores do Ensino básico aperfeiçoamento de seus conhecimentos acadêmicos, isto é, oportuniza uma formação em serviço. O objetivo do curso é oferecer um meio para que o professor em serviço possa aprofundar seus conhecimentos e se apropriar dos saberes objeto de estudo, tanto quanto a seu conceito como também quanto suas aplicações.


Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola
Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relaçoes Étnico-Raciais



Curso de Extensão Educação de Jovens e Adultos na Diversidade
O Curso de Educação de Jovens e Adultos e Idosos na Diversidade é um curso de formação continuada de professores de educação básica, com carga horária de 180h. Ofertado na modalidade à distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil, tem como objetivos formar professores e profissionais da educação no sentido de compreenderem os saberes e as estratégias metodológicas da educação de jovens e adultos, assim como os temas da diversidade para introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola.


Curso de Extensão Educação para a Diversidade e Cidadania
Introdução aos fundamentos filosóficos, políticos, sociais, culturais e epistemológicos que permitem a compreensão da noção de Diversidade e Cidadania como expressão da prática social, bem como a sua tematização como valor universal.
Módulo eletivo destinado à formação metodológica tanto para o ensino, quanto para a pesquisa. Este módulo cumpre o requisito para a proposição do Curso de Pós Graduação latu-sensu¸criando a possibilidade de articulação, em edições posteriores, com o programa de outro Curso de Extensão.
Módulo destinado ao processo de avaliação do curso, onde será solicitado aos cursistas a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Também constará deste módulo o período de avaliação presencial a ser realizada em forma de prova escrita sobre os tópicos do curso.



Curso de extensão Educação Integral e Integrada
O curso de educação integral e integrada está planejado para ter um total de 260 horas, distribuídas em 10 módulos de 20 a 60 horas de trabalho a distancia, que proporcionam uma formação em nível de aperfeiçoamento. A implementação do ciclo terá uma duração média de 12 meses, sugerindo-se uma distribuição de 22 horas-aula/mês, que resulta numa dedicação média de 60 minutos/dia útil.
O curso deverá conferir um certificado de aperfeiçoamento em educação integral e integrada para participantes portadores de diploma de ensino superior que completarem a carga horária total do curso.




Curso de Graduação em Pedagogia

Aguardando o início das aulas

Objetivos Gerais do Curso: Formar professores e outros profissionais de educação para uma melhor compreensão e utilização da Educação a Distância (EAD), através da implantação de um programa dirigido à formação do ensino superior.
Participar do esforço para a melhoria do Sistema Educacional do Estado de Santa Catarina, congregando ações dirigidas à melhoria do desempenho docente.
Capacitar docentes a partir da seleção de conteúdos que auxiliem na análise do processo educativo e conseqüente reflexão sobre o mesmo, tendo como referência de ação o contexto sócio-político-econômico e cultural catarinense e brasileiro, em suas respectivas transformações.
Atender a LDB na sua determinação de que os docentes da educação básica sejam licenciados em nível superior, em curso de graduação plen



Cursos em Andamento

Especialização em Gestão Pública

Tutores presenciais:
Elisabete Schlatter : tp1itapema-posgp@ifsc.edu.br
Mariei Malikowski Lemanis: tp2itapema-posgp@ifsc.edu.br

Objetivo: Formar profissionais com visão no desenvolvimento de processos de gestão e de novas tecnologias, utilizando ferramentas de gerenciamento, controle  e avaliação. Atualizar os conhecimentos técnicos, favorecendo a inserção do aluno no novo contexto profissional e da gestão pública. Proporcionar aos profissionais adquirir visão sistêmica de processos e propor soluções alternativas melhores no contexto de trabalho e de atendimento às necessidades dos cidadãos dentro da Administração Pública.


Proeja - Operações Básicas de Cozinha
O Curso de Formação Inicial e Continuada na Modalidade Jovens e Adultos
Habilidades Básicas de Cozinha é um curso de qualificação profissional articulado às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Objetivos:Contribuir para que o cidadão profissional eleve seu grau de escolaridade, desenvolva habilidades básicas para a elaboração de produtos panificáveis e se insira no mercado de trabalho. Incluir jovens e adultos de classes populares que necessitam ao mesmo tempo concluir o Ensino Fundamental e ter acesso a uma formação profissional.


 
Cursos Finalizados

Proeja – Curso de Panificação.
O Curso de Formação Inicial e Continuada na Modalidade Jovens e Adultos
Habilidades Básicas de Cozinha é um curso de qualificação profissional articulado às séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Objetivos:Contribuir para que o cidadão profissional eleve seu grau de escolaridade, desenvolva habilidades básicas para a elaboração de produtos panificáveis e se insira no mercado de trabalho. Incluir jovens e adultos de classes populares que necessitam ao mesmo tempo concluir o Ensino Fundamental e ter acesso a uma formação profissional.